Mídias

Tânia Bastos homenageia Instituto de Ginecologia da UFRJ

A Câmara dos Vereadores, por iniciativa da vereadora Tânia Bastos, presidente interina em exercício da Casa, homenageou na noite desta sexta-feira (8), com a entrega do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, o Instituto de Ginecologia (IG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representado pelo Diretor Geral, o Dr. Gutenberg Leão de Almeida Filho.

A Mesa foi composta pelo professor Jacir Luis Balen, vice-diretor do Instituto de Ginecologia e diretor da divisão de ensino; Ariete Souza de Araujo Teles, funcionária do IG; Maria Eduarda Bellotti Leão, representante dos médicos residentes; e o Dr. Serafim Borges – vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ).

A instituição foi prestigiada por exercer funções tão importantes na vida das mulheres brasileiras, desenvolvendo e ajudando a manter a boa saúde de cada uma delas desde a gestação até a terceira idade.

De acordo com Tânia Bastos, a saúde da mulher é um tema que está sempre em evidência. “Desde o seu primeiro mandato, a parlamentar tem defendido as causas femininas. Uma das leis de sua autoria que beneficiam a mulher é a n°5.146/2010 que inclui no calendário oficial, uma Semana de Mutirão para informar e realizar exames destinados à saúde da mulher. “O objetivo da minha proposta é unir esforços para divulgar os cuidados necessários com a prevenção, além de proporcionar um mutirão com os diversos órgãos competentes, oferecendo o acesso para a realização dos exames periódicos e relevantes. Há 70 anos, estes médicos tem exercido com excelência à sua função, inclusive com integração ao Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, fica aqui a minha admiração por este Instituto que tem contribuído para que este trabalho se concretize”, declarou a vereadora.

O diretor Geral do IG, Dr. Gutenberg Filho, recebeu a homenagem em nome do Instituto. Agradeceu à vereadora em nome de todos os funcionários pelo esforço de fazer esta homenagem acontecer. “Agradeço também a todos que trabalham com amor. É interessante como estamos aqui hoje para receber esta medalha Pedro Ernesto, que foi médico, político e Prefeito do Rio de Janeiro. A nossa missão é formar médicos e é isso que fazemos: formamos os melhores médicos do País. É uma honra está aqui”, discursou o Dr. Gutenberg.

O Instituto de Ginecologia integra a estrutura departamental da Faculdade de Medicina da UFRJ, participando do curso de graduação – disciplina de ginecologia e internato, pós-graduação, mestrado e pesquisa. No ponto de vista assistencial, atende clientes nos diversos ambulatórios, enfermarias e centro cirúrgico. Vários programas e projetos estão sendo implementados nas áreas do Câncer da Mulher, da Reprodução Humana, da Ginecologia Endócrina, da Assistência à Adolescente, do Atendimento ao Climatério e da Cirurgia Ginecológica.

Fonte: Leticia Namorato – ASCOM Tânia Bastos

Fotos: André Barbosa

Envie seu material para o PRB Mulher Nacional pelo e-mail mulherempauta@prbmulher10.com.br. Conte pra gente as ações que as republicanas do PRB estão realizando em sua cidade, será interessante divulgar essas atuações no portal.

Artigos anterioresArtigos posteriores