Instituto de Ginecologia: instituição pública a serviço da vida, da promoção da saúde e da dignidade humana.

O Instituto de Ginecologia (IG) é uma das unidades de assistência, ensino, pesquisa e extensão em saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Participa do SUS, logo, tem o dever de assegurar: o acesso universal aos serviços, a integralidade da assistência, a autonomia das pessoas, a igualdade na assistência à saúde, o direito à informação e a participação da comunidade, conforme as legislações em saúde.

Nasceu com a missão de promover a saúde e o bem-estar das mulheres, enfrentando os grandes problemas da saúde pública, na área de saúde da mulher. Para isso, moldou-se ao longo de sua história como centro de formação de recursos humanos em saúde altamente qualificado, detentor de vasto conhecimento da realidade epidemiológica, por sua expertise em média complexidade no SUS.

Tem como objetivos produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e consolidação do SUS, que contribuam para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população brasileira e para a redução das desigualdades sociais, tendo a defesa do direito à saúde, da cidadania ampla, da valorização da vida e da dignidade humana como valores centrais.

Enquanto serviço universitário público de atenção à saúde da mulher, suas prioridades e projetos orientam-se pelo seguinte princípio constitucional: “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, obedecendo ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” (Art. 207, Constituição Federal Brasileira).

O IG/UFRJ localiza-se no centro do município do Rio de Janeiro, próximo à Central do Brasil, no prédio do conhecido Hospital Moncorvo Filho, Região Administrativa II (RA II), inserido na Área de Planejamento de Saúde 1.0 (AP 1.0), conforme definição do SUS. O município do Rio de Janeiro é dividido em áreas programáticas, regiões de saúde, que visam facilitar a gestão local, conforme demonstra o mapa a seguir.

Mapa das Áreas Programáticas do Município do Rio de Janeiro.

As usuárias do IG/UFRJ residem, predominantemente, na Região Metropolitana do Município do Rio de Janeiro, porém, atende-se também a Baixada Fluminense e todos os municípios do estado.

O IG/UFRJ realiza atividades de assistência à saúde, nas quais atuam profissionais de saúde (docentes e técnicos) e alunos (graduandos e pós-graduandos), sob supervisão técnica.Para além da assistência, o ensino vincula-se ao desenvolvimento de pesquisas e as atividades de extensão universitária.

A equipe multiprofissional de assistência à saúde é composta por: médicos, enfermeiros,assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos. Suas ações compreendem consultas individuais e/ou em grupo. Todos os profissionais responsáveis pelos serviços são servidores públicos federais, prestaram concurso público e são regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU), integrando o quadro permanente da UFRJ/MEC.

Os ambulatórios médicos contam com as seguintes especialidades: clínica ginecológica, infanto-puberal, adolescente, endocrinologia ginecológica, saúde reprodutiva, histeroscopia, mastologia, patologia cervical, patologia vulvar, cardiologia, avaliação anestésica, cirurgia, followup. Há também ambulatórios de nutrição, fisioterapia, etc. Realizam-se exames complementares de ultrassonografia, mamografia, colposcopia, histeroscopia e colpocitologia.

A gestão atual do IG/UFRJ trabalha para consolidá-lo e expandi-lo como centro de referência na atenção integral à saúde das mulheres e casais no estado do Rio de Janeiro. Em julho de 2012, assumiu um compromisso com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC/RJ) na prestação de serviços descritos no Plano Operativo Anual do IG/UFRJ.

O IG/UFRJ está em constante processo de adequação das suas atividades às bases legais do SUS, aos direitos dos usuários e trabalhadores da saúde e às indicações do Conselho Nacional de Saúde, das Conferências de Saúde, da Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde e das novas Diretrizes Curriculares das Profissões da Saúde.

Em conformidade com as diretrizes e princípios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, os objetivos e metas do IG/UFRJ visam responder às demandas de acesso das mulheres aos serviços e tecnologias da saúde, através das ações deensino, pesquisa e extensão.

Caso tenha interesse, o PLANO OPERATIVO ANUAL (POA) do IG/UFRJ encontra-se disponível no seguinte endereço: www.ginecologia.ufrj.br e em meio impresso no Gabinete do Diretor.

Eficiência e Qualidade na Atenção ao Cidadão.

Mundialmente, as rápidas transformações da sociedade têm acarretado mudanças de necessidades e expectativas da população, exigindo da administração pública um novo posicionamento frente às lacunas, principalmente de comunicação com seus cidadãos. Uma organização, eficiente e de qualidade, precisa incluir seus usuários, por meio da participação cidadã, na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

O IG/UFRJ tem buscado construir um modelo de gestão que privilegia práticas participativas e democráticas, com controle social, visando reafirmar seu compromisso social como instituição pública, estatal e estratégica na área de saúde da mulher. Seu compromisso histórico, expresso em 71 anos de serviços prestados à sociedade brasileira, é ratificado na proposição desta Carta de Serviços ao Cidadão.

Desde 1947, o IG/UFRJ tem prestado serviços relevantes à saúde das mulheres. Foi o primeiro a realizar exames médicos no diagnóstico e prevenção de câncer ginecológico. Sempre unindo ensino, pesquisa, inovação e assistência, criou o primeiro ambulatório de prevenção de câncer do país, tornando-se também pioneiro no estudo e tratamento dos problemas hormonais,endocrinológicos, de fertilidade e esterilidade conjugal.

Hoje se defronta com mudanças no quadro de saúde das mulheres, decorrentes do contexto socioeconômico, como as precárias condições de trabalho, a desigualdade social e de gênero, as novas configurações das relações e arranjos familiares e sexuais, a poluição ambiental,a violência urbana e doméstica e as dificuldades de acesso aos serviços de atenção básica e especializada em saúde, dentre outras.

A atuação do IG/UFRJ está restrita ao atendimento de média complexidade, sendo referência na atenção complementar e especializada, junto à rede publica de saúde, para a definição de diagnósticos, realização de procedimentos terapêuticos, cirúrgicos e exames especializados. Integra-se ao SUS, às unidades do Complexo Hospitalar da UFRJ e cumpre o princípio constitucional da indissociabilidade entre assistência, ensino, pesquisa e extensão.

A UFRJ, como instituição pública de ensino superior, tem a responsabilidade de formar profissionais altamente qualificados e criar condições para que o ensino e a pesquisa, na área de saúde, possam desenvolver-se dentro de um alto padrão de qualidade assistencial ao usuário, em conformidade com os padrões do Ministério da Educação (MEC).

O corpo docente do IG/UFRJ integra a equipe de professores da Faculdade de Medicina da UFRJ. O ensino, a pesquisa e a extensão, tendem a acompanhar o padrão de excelência da UFRJ, caracterizado, dentre outras questões, por: adequada titulação do seu corpo docente,qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, qualificação dos servidores, interessante produção científica e bom relacionamento com a sociedade.

O IG/UFRJ deseja ser excelente na atenção prestada, oferecendo serviços com altos padrões de qualidade e eficiência em saúde da mulher. Ser excelente na atenção implica facilitar o acesso, focar nas necessidades dos usuários e criar canais de comunicação com o cidadão que viabilize suas manifestações (críticas, elogios e sugestões), pois é um direito do cidadão-usuário acompanhar, fiscalizar, avaliar e propor melhorias aos processos de trabalho institucional.